terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ta gostando do 1º mundo???

Sonia Montenegro escreveu
às 21:01 do dia 28 de setembro de 2009
Daniel Lima qdo vc volta???
Ta gostando do 1º mundo???

Oi Sonia,

Tudo bem?
Londres é uma cidade bem interessante. Bonita de se ver e estar. No ônibus agora a pouco, tinha um casal inglês com carrinho de bebê e malas, uma mãe de véu e uma filha que falavam uma língua do norte da África, depois sentaram alguns companheiros latino americanos falando em espanhol, alguns homens atrás falavam uma língua do leste europeu. Todos carregando suas coisas, indo para suas casas, todos morando aqui juntos. Tem uma força de uma cidade velha mas jovem em seus encontros e desencontros, sendo construida agora.
Dá uma sensação de que tudo já tá dominado mesmo. Podem construir barreiras para a imigração, mas não adiantará. Já estão aqui, já estamos aqui. De todas as partes. Uma esquina de mundos.
Como toda cidade gigante, é também muito dura, rápida, socialmente árida e gelada. Os turistas com sua baderna alegre e deslumbrada nas compras, nos museus, nas ruas, no centro...
Descendo as escadas do tube, uma solidão faz todos baixarem as caras nos jornais, nos livros, nos fones de ouvido, movendo-se embaixo da cidade toda.
A estrutura de funcionamento das coisas todas pretende ser bem clara, disciplinada, organizada. Mas tudo ganha a sujeira e bagunça de uma cidade com um monte de gente em movimento e movimentando tudo. E a parte histórica da cidade tenta ficar ali imóvel. A história nos museus, bibliotecas, monumentos tentando resistir ao movimento, numa luta para se afirmar como fixa.

Como disse, interessante...

volto logo!

bjs
dcfl

Nenhum comentário:

Postar um comentário